sábado, 13 de dezembro de 2014

O CURIOSO CAMPEONATO DO DISTRITO FEDERAL

A edição do campeonato brasiliense 2015, terá 12 clubes participantes. Nada demais, a não ser o fato de 3 desses 12 clubes, terem sedes em outros estados. 
Os 9 clubes que disputam e são sediados no Distrito Federal, são:
BRASÍLIA, BRASILIENSE, SOBRADINHO, GAMA, CEILÂNDIA, CEILANDENSE, CRUZEIRO,  SAMAMBIA e SANTA MARIA.
Os 3 forasteiros são: LUZIÂNIA - GO, FORMOSA-GO e
UNAI-MG.
Há uma justificativa para o fato! 
Como o Distrito Federal é uma área incrustada dentro do estado de Goiás, algumas cidades estão situadas a uma distância bem menor, do DF, que de Goiás.
Luziânia, por exemplo, fica distante 58 km de Brasília e 196 km de Goiânia. Por isso, a opção bem mais econômica, do clube disputar o Candangão.
Exemplo também de Formosa, cidade goiana que fica a apenas 75 km de Brasília e 280 km da capital goiana.
Tem também um clube mineiro, estado que faz divisa com o Distrito Federal. O UNAI de Paracatu-MG. Situada a 590 km de Belo Horizonte, e, a apenas 170 km de Brasília. O clube mineiro é um dos 12 integrantes do certame do Distrito Federal, que tem a sua largada prevista para o dia 25 de Janeiro de 2015. 
O fato curioso na história, é que, 25% dos clubes que disputam o campeonato da Federação Metropolitana de Futebol, pertencerem a outras unidades da federação. 
Arte NET
O mais curioso ainda, é que, o LUZIÂNIA, foi primeiro clube brasileiro, a conquistar um título estadual, fora do seu próprio estadual. 
LUZIÂNIA-GO, campeão estadual do Distrito Federal de 2014. 




0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por fazer um comentário, em breve estaremos analisando e liberando sua postagem. Edmilson Maciel