segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cem dias que vão definir o futuro da administração Evandro Leitão

Apontado no início das disputas pela grande maioria dos esportistas cearenses e até pelo Brasil afora, como um dos principais candidatos ao acesso, o Ceará surpreendeu de forma bastante negativa a todos e trava uma luta desesperada para não cair, ao final da Série "B" 2015.
Decorridas 19 rodadas, exatamente a metade da competição, o alvinegro se encontra em situação muito complicada, vivenciando uma última colocação pouco esperada. 
Uma queda para a terceira divisão, representaria praticamente, o fim da "era Evandro Leitão" à frente da administração do clube. Seria um fardo muito pesado para quem tanto fez pelo alvinegro.
Os números são desanimadores. 
Dos 57 pontos disputados o Ceará conseguiu ganhar apenas 14, o que corresponde a 24% de aproveitamento, algo pouco visto, desde que foi implantado o sistema de disputa por pontos corridos.
Certo que há sempre uma variação dos pontos conquistados para livrar um clube do descenso. Já tivemos caso recentes de clube cair com 41 pontos, porém, clubes já se livraram de cair com apenas 35, o que dificulta uma análise mais precisa. 
Para o corrente ano, o que poderíamos fazer, seria uma projeção, com base na atual situação. 
Terminado este 1º turno de 19 jogos para cada clube, o 16º colocado é o Boa Esporte, com 22 pontos ganhos. Teoricamente, um clube se livraria do rebaixamento, com 44 pontos. Como o Ceará tem 14, necessitaria de 30 pontos em 19 jogos, ou seja, 10 vitórias, ou 9 vitórias e 3 empates, por exemplo.
Seria inatingível, se imaginássemos um time que em 19 jogos, venceu apenas 3, nos próximos 19, vencer 10 jogos. 
Em se tratando de futebol, porém, é perfeitamente possível, embora muito difícil.
Dessas 19 partidas que o time tem que realizar, serão 10 em casa, exatamente o número de vitórias que ele teria que conseguir. 
É uma missão árdua que o elenco alvinegro tem que enfrentar. 

Em 2014, o América de Natal foi o 17º com 37 pontos ganhos.

Em 2013, o Guaratinguetá foi o 17º com 35 pontos ganhos.

Em 2012, o CRB foi o 17º com 35 pontos ganhos.

Em 2011, o Icasa caiu com 41 pontos ganhos.

Para o torcedor alvinegro, serão, a partir do próximo jogo, 100 dias de adrenalina em altas doses.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por fazer um comentário, em breve estaremos analisando e liberando sua postagem. Edmilson Maciel